Colecionar é um dos passatempos mais antigos da humanidade, um impulso quase inerente à essência do ser humano. O nosso país não é alheio a este facto e, segundo dados do INE, um em cada quatro espanhóis recolhe algum tipo de objecto.
E eu sou um deles, acho que sim!
Se levarmos isso em conta, e o adicionarmos ao sucesso de uma marca emblemática como a Playmobil, o resultado é previsível: milhares de fãs em todo o mundo coletando os produtos da marca alemã.
É fácil encontrar fãs da Playmobil que exibem orgulhosamente suas vitrines, cheias de pequenos tesouros em forma de um clique sorridente, muitos dos quais atingem preços dezenas de vezes mais altos do que seu preço de venda “oficial”.
Curiosamente, existem brinquedos que revalorizaram mais do que o ouro nas últimas décadas!
Para entender esse fenômeno, devemos voltar a 1974, ano em que a Playmobil mostrou ao mundo suas primeiras figuras. Se você quiser saber mais sobre a origem da Playmobil e sua história, você não deve perder este artigo.
Desde a sua criação, a empresa alemã tornou-se um emblema do setor de brinquedos, e sua comunidade de fãs incondicionais só cresceu ao longo dos anos.
Aquelas crianças dos anos 80 e 90 que esperaram impacientemente pelo Dia de Reis e brincaram horas intermináveis com nossos amados cliques, agora são adultos. Homens e mulheres que se lembram novamente com nossos filhos daqueles momentos indeléveis.
Essas memórias são o que fazem com que muitos de nós sintamos um carinho especial pela Playmobil. Esta é precisamente a semente necessária para que um coletor nasça. A paixão e o apego por um brinquedo especial, por um brinquedo único.
Todo esse sentimento está perfeitamente refletido no livro Playmobil: 40 anos para amá-los, de Dorothée Charles. Um must-have para clickers.
Colete cliques Playmobil
Você sabia que a Playmobil fabricou quase 3.000 milhões de figuras desde a sua criação?
O suficiente para dar a volta à terra três vezes se eles fossem colocados um após o outro!
Uma das atrações desses brinquedos é o grande número de diferentes linhas temáticas que foram lançadas. É difícil para qualquer um deles não fisgar um fã da marca, não acha?
Os cliques Playmobil não sofreram nenhuma alteração substancial em relação ao design original, isso torna qualquer modelo antigo compatível com os atuais e vice-versa.
Colecionar brinquedos Playmobil é quase uma religião. Fãs de todo o mundo mergulham no mercado de segunda mão e vão a reuniões ou mercados em busca das peças desejadas com as quais completar nossa coleção.
E se você quiser começar a coletar agora? É tarde demais?
Pegar leve! Mesmo a maior coleção começou com um primeiro clique.
Qualquer compilação deles é válida, mas se você está apenas começando, recomendo focar em um tópico sobre o qual iniciar a coleção.
Outra boa ideia para o neófito colecionador Playmobil é o licenciamento. Recentemente, a marca alemã começou a trabalhar com empresas do mundo do cinema e da televisão.
Essas colaborações serviram para criar produtos tão desejados quanto o DeLorean DMC-12 de De Volta para o Futuro, A Máquina Misteriosa de Sccoby Dooou o Ecto-1, o carro de Caça-Fantasmas. Peças que certamente serão muito procuradas uma vez descontinuadas.
Falando em peças descontinuadas… você sabia que o clique de Martinho Lutero é o mais rápido esgotado na história da Playmobil? Em fevereiro de 2015, 34.000 unidades foram colocadas no mercado e todas foram vendidas dentro de 48 horas!
Coleções Playmobil
Embora a alma de qualquer coleção Playmobil seja cliques, é quase impossível coletar este brinquedo sem incluir todos os tipos de acessórios, veículos, animais ou edifícios.
Como eu disse antes, o mais comum é começar com um tema específico. Mas para os fãs do rosto sorridente é difícil resistir a “bicar” um pouco aqui e ali… aquele que é um verdadeiro colecionador vai entender, certo?
A variedade temática acumulada nesses 45 anos de história é tão grande que se torna irresistível para um colecionador.
Se além de um entusiasta do fenômeno Playmobil, você é um amante da História, a linha de produtos Playmobil History é uma bênção do céu. Da arca de Noé à Idade Média, passando pelo Império Romano ou pelo Egito Antigo, sempre haverá um clique para expandir sua coleção. E inúmeros acessórios que lhe permitirão recriar momentos e épocas históricas com muito realismo e detalhe.
A empresa alemã também possui cenários e cenários do século XXI com linhas como City Life, City Action e Family Run.
A vida na cidade permite que você crie cidades atuais com situações da vida cotidiana.
City Action serve para adicionar ação aos nossos dioramas, com conjuntos focados em profissões arriscadas, como policiais e bombeiros, para recriar o que enfrentam em seu trabalho. Embora também haja espaço para trabalhadores e trens motorizados.
Family Run se concentra em recriar férias em família , tanto na praia quanto em parques aquáticos e áreas montanhosas com neve.
Claro, combinando todas essas linhas de brinquedos Playmobil, ao mesmo tempo em que dá rédea solta à imaginação e criatividade, as possibilidades são infinitas.
Além disso, juntamente com o Planeta de Agostini, a Playmobil lançou uma coleção por fascículos onde cada edição é um clique que recria uma profissão. Um exemplo claro do poder comercial da empresa alemã de brinquedos.
Como diz o ditado, cada mestre tem seu próprio livreto.
A coleção Playmobil Professions é composta por um total de 60 figuras e cada parcela é acompanhada por um livro de capa dura e 32 páginas que inclui ilustrações e quadrinhos para mostrar cada profissão.
Uma obrigação para os caçadores de cliques!
Quem é o maior colecionador Playmobil do mundo?
Neste ponto, imagino que, como eu, você esteja se perguntando: “qual pessoa terá mais cliques e conjuntos Playmobil?”
Infelizmente, hoje é impossível dar uma resposta clara. Há tantos colecionadores no mundo e é difícil encontrar quem é essa pessoa. No entanto, posso falar sobre a coleção mais completa (e possivelmente maior do mundo) da Playmobil, já que Erik Skaarup comprou tudo o que a empresa alemã produziu.
Este fã da Playmobil tem sua própria loja na Noruega onde, é claro, ele só vende produtos da marca. O sonho de todo fã!
Se você já é tão invejoso quanto eu… continue lendo porque o melhor está faltando!
Há alguns anos, Skaarup também administra a Skaarup Is, uma sorveteria ao lado da loja. Eu imagino andando pelos corredores, admirando caixas e caixas de Playmobil enquanto comia um sorvete de chocolate e… Ops, desculpe eu estava sonhando acordado!
Outro dos grandes fãs da Playmobil é Jean-Michel Leuillier. Além de ser um dos maiores colecionadores do mundo, ele ganhou fama internacional por recriar a batalha de Zama, entre as tropas cartaginesas lideradas por Aníbal e as legiões romanas de Públio Cornélio Cipião. Foram necessários mais de 26.000 cliques para isso!
Há também colecionadores Playmobil entre celebridades e celebridades. Um dos mais conhecidos é o cineasta Richard Unglik, que recria com seus cliques cenas emblemáticas do mundo da arte e do cinema. Não me diga que você nunca viu suas recriações de álbuns dos Beatles.
Outro fato curioso relacionado à coleta de Playmobil é encontrado no Guinness Book. A cidade espanhola de Barbastro (Huesca) obteve em setembro de 2010 o recorde da maior exposição Playmobil do mundo.
Este grande evento foi organizado pela Aesclick – Associação Espanhola de Colecionadores Playmobil –, um grupo de entusiastas por essas figuras sorridentes e que colecionou 68.808 cliques, divididos em 17 dioramas. Um feito que permanece invicto por enquanto.
Associações de fãs Playmobil
Entre os fãs de cliques há grandes fenômenos ligados ao universo Playmobil, como o associacionismo.
Seguidores da marca de todas as idades se reúnem regularmente em todas as partes do mundo para compartilhar seu hobby, trocar cliques e organizar eventos nos quais montam enormes dioramas.
Esses grupos dão origem a inúmeras associações de fãs da Playmobil. Embora existam muitos ao redor do mundo, na Espanha podemos destacar o seguinte:
– Aesclick (Associação Espanhola de Colecionadores Playmobil)
– AmClicks (Associação de Madrid de Coleccionadores de Cliques Playmobil)
– ClickAragon (em inglês)
– Somosclicks
– Esplay (em inglês)
– BIGPlay (Associação Cultural de Dioramistas e Coleccionadores Playmobil da Extremadura)
Todos eles nasceram com o objetivo de promover cliques e brinquedos Playmobil, transmitindo o hobby para o público e novas gerações.
Reuniões e eventos do mundo do clique
Ao longo do ano, a maioria dos clickers pode desfrutar de exposições Playmobil em todo o mundo. Tanto as associações – como as que mencionei antes – quanto as câmaras municipais, costumam organizar e colaborar nesse tipo de evento.
Mesmo alguns deles são itinerantes , então, se você não puder ir ao compromisso com o Playmobil, eles virão até você.
Atualmente, a Grande Exposição Playmobilé organizada pela associação Dosis de Sonrisas e tem peças de diferentes coleções particulares de colecionadores na Cantábria que somam um total de 12.000 cliques, a maior coleção desse tipo na Espanha.
No final do ano, os recursos serão doados para a associação de pesquisa contra o câncer infantil.
Se além de poder visitar os eventos de uma das minhas marcas favoritas, eu puder apoiar uma boa causa… conte com o meu clique!