Tenho certeza de que já aconteceu com todos nós… À medida que as crianças crescem, há brinquedos que elas não usam mais e são relegadas a um canto ou ao fundo de um armário. No final a casa está cheia de brinquedos, e jogá-los fora não é uma opção, certo?
Já falamos sobre a importância da reciclagem, da conscientização ambiental e da incutir valores positivos em nossos filhos e filhas, uma vez que são pequenos. Bem, aqui temos uma nova oportunidade.
Primeiro de tudo, você tem que fazer a limpeza. Haverá brinquedos que se deterioraram e são inúteis devido ao uso. Não se trata de doar lixo, mas de limpar e preparar brinquedos velhos para uma segunda vida com outra criança.
Tenho certeza que você tem muitos brinquedos em casa que são perfeitos ou que só precisam de um pouco de afinação, certo?
Esta é uma tarefa que devemos fazer com os pequenos, que eles entendam o que estamos fazendo e por que isso é importante.
Nunca devemos doar brinquedos secretamente, por medo da reação de nossos filhos, porque eles sentirão que algo está sendo tirado deles sem motivo. Temos de os envolver.
Um off-topic. Quando você fizer essa revisão, veja quais marcas fazem brinquedos de qualidade e quais não, por que os brinquedos de plástico (especialmente de baixa qualidade) têm uma vida útil mais curta do que os brinquedos de madeira, etc. Em suma, muitas das coisas sobre as quais falamos antes no blog do Que de juguetes.
Uma vez que tenhamos decidido quais brinquedos valem a pena manter, outras questões surgem:
– A quem posso dar brinquedos usados?
– Onde posso doar os brinquedos em segunda mão dos meus filhos?
– Haverá um local de recolha de brinquedos nas proximidades?
– Você poderia vendê-los?
Prepare-se porque eu vou te dizer diferentes opções que eu costumo usar.
Doe brinquedos usados
Antes de avançar, quero insistir mais uma vez na ideia mais importante: devemos doar brinquedos em boas condições, e não pensar que a criança que vai receber esse brinquedo deve se contentar com o que lhe dá, estando quebrada ou em mau estado.
Certamente você já notou que chega um momento em que os pequenos não se divertem mais com um determinado brinquedo e, antes de abandoná-lo definitivamente, vão para uma fase de destruição. Eles o jogam, chutam ou batem na primeira coisa que veem.
Isso é muito comum, e está relacionado à perda de atratividade do brinquedo, seja porque ele se torna repetitivo ou porque a criança cresceu e não está mais de acordo com sua idade. Em suma, o brinquedo perdeu o interesse.
Este é o momento de conversar com o pequeno, fazê-lo entender que este brinquedo não lhe interessa mais e antes que ele seja danificado, podemos dá-lo a outro menino ou menina. É como uma missão de Toy Story: encontrar um novo lar para ele.
E por onde começar?
Certamente de vez em quando você deu um brinquedo que seus filhos não costumavam mais para um amigo ou membro da família com crianças mais novas … Ou que talvez seja mãe ou pai pela primeira vez.
Essa costuma ser a primeira alternativa que vem à mente na hora de dar uma segunda vida aos brinquedos usados, certo? E é uma opção muito boa, mas existem outras!
Por exemplo, eu costumo doá-lo para a escola dos meus filhos, eu me certifico de que são brinquedos que valem a pena e que podem ser usados por várias crianças para poder deixá-los na sala de aula. No meu caso, eles sempre me agradeceram, mas antes de fazê-lo, recomendo que você pergunte na escola se eles podem estar interessados.
Outro lugar onde também doei brinquedos foi na Cruz Vermelha, especialmente no Natal, já que eles costumam lançar campanhas de coleta de brinquedos. Mas também durante o resto do ano, em muitos pontos da Cruz Vermelha, eles os coletam. Além das campanhas de Natal, há muito que estão com a campanha Seus Direitos em Jogo, através da qual recolhem brinquedos para crianças desfavorecidas como forma de preservar a sua infância.
Associações de bairro ou prefeituras também costumam pegar brinquedos, se você tiver um em seu bairro ou cidade pedir, e se eles não o fizerem, você também pode fazer uma proposta.
Se você quiser doar um console existe a iniciativa Juegaterapia, que é a coleção de videogames ou consoles para que as crianças hospitalizadas possam brincar. Esta iniciativa é bem conhecida e tem como patrocinadores muitas celebridades. Você pode obter informações em seu hospital ou ir diretamente para o site deles, e lá você tem todas as informações.
Há também um APP chamado BeneBene que coloca você em contato com associações. Você carrega os itens que deseja doar e, se alguma associação estiver interessada, entrará em contato com você através do APP. É ótimo, certo?
Se você é um fã incondicional da economia circular, você sempre pode considerar a venda de brinquedos em uma plataforma de segunda mão. Há muitas… O importante é que os brinquedos que são bons hoje, não acabem quebrados e abandonados com não mais futuro do que um recipiente de lixo.
E se formos mais longe e doarmos novos brinquedos?
Isso é algo que tenho praticado em várias ocasiões, e que no Que de Juguetes fazemos todos os anos no Natal.
Se a nossa economia nos permitir, podemos escolher um momento propício e comprar um brinquedo especificamente para ser doado. É uma atividade com a qual os pequenos se envolvem e que amam.
Também os ajuda a entender a importância da solidariedade e que nem todas as pessoas têm os mesmos recursos. Mesmo aquele momento de escolher um brinquedo novo e precioso, e saber que não será para eles, é um aprendizado positivo.
Em suma, doar brinquedos para espalhar alegria é aprender valores, é cuidar do nosso planeta e é, simplesmente, uma ação daqueles que alimenta a alma. Então, você sabe, resgate esses brinquedos subutilizados antes que eles se deteriorem e encontre-os, com seu filho ou filha, um novo lar.