O dia 31 de outubro se aproxima…. E se você é como eu, um verdadeiro louco por Halloween, já estará pensando na decoração, fantasias, refeições, etc…
O ano passado foi um pouco especial em que você não poderia sair muito e desfrutar como você merece, então nós lhe demos um monte de ideias para fazer em casa, que é claro que este ano você também tem que aproveitar. Se você perdeu o blog e quer um monte de ideias originais, convido-o a dar uma olhada.
A verdade é que para mim esta festa e carnaval são as duas festas que mais gostamos em minha casa, tenho de admitir que até não ter tido filhos, o Halloween em minha casa não era celebrado, mas agora não pode faltar.
A mesma coisa aconteceu com você?
A verdadeira origem do Halloween
Este ano vou falar um pouco sobre a origem do Halloween, que acho que temos muito confuso.
Todo mundo pensa que é um feriado americano, mas estamos muito enganados. Como você fica se eu lhe disser que é um partido de origem celta… Sim, sim, você leu certo, origem celta.
Sempre pensamos em sua origem americana, possivelmente porque o que tínhamos de informações sobre ela eram, filmes e séries americanas. Mas a realidade é que sua origem é escocesa, o festival é chamado SAMHAIN e significa o fim do verão, e a temporada de colheita na Irlanda acabou.
Foram os imigrantes irlandeses que trouxeram essa tradição para a América, que mais tarde foi renomeada Halloween.
A tradição diz que na noite de 31 para 1 os mortos visitam os vivos, e os vivos colocam velas ou luzes para que eles não se percam … isso soa familiar? Certamente, se seus filhos viram o filme COCO, eles saberão muito bem o que eu lhe digo.
Como o Halloween é comemorado em diferentes países?
Graças ao multiculturalismo e à globalização, esta festa já viaja quase todo o mundo com diferentes celebrações, como no México , onde o protagonista é a cor e a dança, lá é chamado de Dia dos Mortos e é comemorado em 1 e 2 de novembro. Todas as ruas, casas, aldeias estão cheias de velas para receber os parentes falecidos, uma oferenda é colocada sobre eles e até altares decorados com flores. O último dia é comido e bebido tudo exposto nas oferendas, são dias festivos e alegria.
Em Madagáscar também está relacionado com estar com os entes queridos, mas um pouco mais macabro, exumando as sepulturas e vestindo ou envolvendo os restos do cadáver … Sim, você leu certo. Para eles, é importante passar tempo com seus entes queridos, danças, refeições são realizadas e eles são honrados. Só de imaginar isso já faz meu cabelo ficar em pé. Lá é chamado o dia de “Famadihana”
Na Áustria é chamado de “semana de todas as almas” ou “Sleenwoche” está mais relacionado às tradições religiosas, eles estão de 31 de outubro a 8 de novembro participando de eventos religiosos e todas as noites deixam água, pão e uma lâmpada acesa para receber o falecido e poder celebrar esse dia juntos.
Onde celebrar o Halloween Espanha?
Esta festa já está profundamente enraizada aqui em Espanha e a verdade é que há cada vez mais ofertas de lazer para este dia especial. Os jovens têm centenas de festas em discotecas ou bares onde devem ir fantasiados, e aqueles de nós que têm filhos pequenos também têm muitas opções.
Se você ainda não tem certeza do que fazer, vou te dar algumas ideias, tenho certeza que você vai acabar comemorando e se divertindo.
Halloween em casa
Se na sua cidade há muitas crianças, celebrá-lo em casa é uma ótima opção, já que você terá muitos visitantes pedindo doces e você pode fazer coisas muito legais.
Decore a casa com seus filhos, dentro, mas também fora, para que todos que passam por lá saibam que coisas aterrorizantes acontecem lá.
Para aquelas crianças que vêm pedir os doces, você pode preparar alguns truques ou prueba. Por exemplo, um ano eu fiz alguns vampiros, pendurei-os no teto com cordas e dentro eu coloquei os doces, as crianças que vieram tiveram que puxá-los para pegar seus doces.
Seus filhos certamente se divertirão muito vendo quantas crianças estão vestidas.
Festas Haloween na escola
Neste momento, temos tudo tão internalizado que até os repolhos celebram o Halloween, ou Samhain (como no meu caso). Alguns repolhos no último dia fazem uma festa com alguma passagem de terror, mas sempre tentando não se divertir mal os pequenos, claro.
Também nesse dia, se o seu filho tiver que trazer algum lanche, sugiro que você faça algo aterrorizante, certamente será muito divertido descobri-lo.
O tema fantasias em famílias geralmente nos dá um pouco de vertigem, mas realmente Halloween é muito fácil, se feito em casa ou qualquer fantasia que você tem é válido, você só tem que transformá-lo em um zumbi … Por exemplo… Mickey mouse-Zombie, Elsa-zombie ou um pirata-zumbi… uhhh realmente aterrorizante.
Feriados de Halloween
Outra opção que agora está muito na moda é ir em busca de uma boa aventura ou celebração de Halloween, seja em parques temáticos, que já passaram vários dias com ela, com shows, desfiles, etc.
Ou se você conhece uma cidade, cidade que faz algo especial. Por exemplo, meu povo faz uma grande passagem de terror e muitas pessoas vêm de fora para apreciá-la. Procure um lugar que celebre essa festa, agora as pessoas se voltam muito com essas comemorações e com certeza há coisas que valem a pena ver.
Casa rural com um grupo de amigos.
Se você tem amigos com crianças pequenas, proponha alugar uma casa rural e organizar uma grande festa à fantasia com testes aterrorizantes, histórias assustadoras e jogos para que todos possam desfrutar, tanto de crianças quanto de adultos dessas divertidas festas.
Não se esqueça de fazer uma boa refeição assustadora!