Aproveitando o fato de que 21 de março é o Dia Internacional da Floresta, de Que de Juguetes queríamos falar sobre a grande importância das florestas em nossas vidas, e como é fundamental saber transmiti-la aos nossos filhos desde que são pequenos e fazer uso responsável de seus recursos.
Todos sabemos que o ser humano mantém uma relação de tensão constante com o meio ambiente, e é em nossas mãos que as gerações que vêm atrás não cometem os mesmos erros que cometemos. As florestas são os pulmões da Terra e o principal reservatório de vida em nosso planeta. Mas as florestas desempenham muitos outros papéis vitais em nossos ecossistemas.
A importância das florestas
21 de março é o Dia Internacional da Floresta, é comemorado para conscientizar sobre a importância de sua conservação e as graves consequências do desmatamento. Vamos ver como podemos transferir isso para o menor da casa.
Se você é um seguidor do nosso blog, saberá que em Que de Juguetes o amor pelo meio ambiente e ambientalismo é um dos valores mais presentes em nossos artigos. Há algum tempo falamos sobre a importância da educação ambiental, e desta vez vamos focar em um caso mais específico: o cuidado com as florestas.
Certamente você sabe que uma floresta é uma extensão de terra povoada principalmente por árvores e arbustos, certo? Dito isto, não parece muito, mas nesses ambientes são criadas condições quase “mágicas” que permitem a proliferação de inúmeras formas de vida. Além de serem pontos de limpeza e oxigenação do ar que respiramos.
Existem muitos tipos de florestas, mas infelizmente muito poucas são mantidas em condições totalmente naturais. Como a maioria das florestas é influenciada pelo homem, é vital que entendamos sua importância e o valor que elas têm em nosso mundo. Desta forma, será mais fácil para nós saber como transmiti-lo aos nossos filhos e filhas.
Como transmiti-lo para as crianças.
O respeito pelo meio ambiente é algo que não é trabalhado apenas nas escolas, nós de casa temos um papel fundamental e a melhor maneira de fazê-lo é dando o exemplo, que eles mesmos vejam como estamos conscientes e façamos diferentes ações para contribuir para a melhoria do meio ambiente.
Caminhar na floresta é uma ótima maneira de as crianças estarem em contato com a natureza e verem a importância que ela tem em nossas vidas. Para que eles não fiquem entediados e possam aprender enquanto estamos com eles que podemos, é ideal levar jogos ou cartas para aprender e investigar. Em Que de Juguetes você pode encontrar muitos jogos para fazer caminhadas na seção Jogos de Ciências Naturais, mas sem dúvida o que eles mais vão gostar é poder investigar por conta própria: inspecionar pequenos insetos com lupas, seguir trilhas de animais ou procurar cogumelos são atividades perfeitas.
A marca Haba, que você certamente já conhece, tem uma gama muito legal de produtos para investigar e aprender muito com a natureza, ela se chama Terra Kids, há um ano ou mais falamos sobre ela neste blog, se você quiser dar uma olhada nela porque é muito interessante.
Há muitas maneiras de motivar as crianças e ensinar-lhes a importância das florestas, podemos explicar a importância de seus ecossistemas, os diferentes tipos de árvores e como distingui-las, que elas geram parte do oxigênio que respiramos, ajudam outros animais a criar suas casas, controlam a poluição e nos fornecem muitos recursos naturais …
Também é essencial que eles entendam que a floresta é o habitat de muitos de seus animais favoritos, e se eles desaparecerem, infelizmente esses animais também desaparecerão. Assim, o WWF alerta que em 30 anos os coalas podem desaparecer devido ao grave problema do desmatamento devido aos incêndios que a Austrália sofre.
Há muitos fatos divertidos que os pequenos vão adorar. Encorajo-vos a informar-vos e a transmitir este conhecimento aos pequeninos. Você sabia, por exemplo, que as árvores se comunicam umas com as outras? Mas eles não fazem isso como você e eu, mas através das raízes, mas sim das micorrizas. Através deles eles estão em contato, ajudam uns aos outros e podem trocar nutrientes e informações.
Como você ficou?… Bem, imagine quando você diz isso a seus filhos no meio de uma floresta.
Brinquedos feitos de madeira de florestas sustentáveis
Como já dissemos, as florestas são uma grande fonte de recursos para os seres humanos, e essa é uma das principais razões pelas quais o desmatamento cresce a cada ano. No entanto, essa deve ser uma das razões para cuidar deles e conservá-los.
Felizmente, há uma crescente conscientização coletiva sobre a importância das florestas, e isso faz com que as produtoras se interessem em fazer esforços para serem mais sustentáveis. O sector dos brinquedos não é excepção e estão a ser comercializados cada vez mais brinquedos feitos com materiais amigos do ambiente.
A madeira é um material natural, biodegradável, que não requer processos químicos ou processos poluentes para a sua produção. Mas não devemos pensar que as florestas são um recurso inesgotável… Para que isso aconteça, é necessário estabelecer planos específicos de sustentabilidade.
No mundo dos brinquedos de madeira (e seus derivados), existem selos como FSC ou PEFC que garantem ao consumidor que o material é feito de forma a garantir o reflorestamento e que sua forma de obtenção da matéria-prima seja respeitosa com o meio ambiente. Quando você for comprar um brinquedo de madeira, procure-o na caixa.
Cada vez mais marcas ou empresas têm proposto que seus produtos são mais sustentáveis, vou falar um pouco sobre alguns dos que temos em Que de juguetes.
- Ekilicua: São jogos de tabuleiro que além de serem fabricados na Espanha (Navarra), são muito conscientes do meio ambiente. Tem muitos jogos relacionados a ele, como Pachamama, Amazon Expedition… e também todos os seus produtos têm o selo PEFC
- Manolito Books: São livros e quebra-cabeças focados no menor público, para ajudar no primeiro aprendizado. Os quebra-cabeças são sempre acompanhados por um livro, no qual são explicados: recifes de corais, animais ameaçados de extinção, a Amazônia… e sempre sob o rótulo FSC.
- Haba: Seus jogos são selos PEFC desde 2010, então a madeira de faia e bétula que eles usam vem do manejo florestal sustentável. E não só os seus produtos são amigos do ambiente, mas também as suas próprias instalações: energia fotovoltaica, eficiência energética e coberturas ajardinadas são algumas das apostas ambientais da Haba na gestão dos seus edifícios. E isso não é tudo! Em algumas de suas sedes eles colocam ninhos que são ocupados todos os anos por peneireiros, andorinhões e outras espécies… Outras empresas já poderiam aprender com isso.
- Clementoni: É fabricante de brinquedos para crianças entre 0 e 12 anos, e está sendo renovada para tornar seus produtos sustentáveis. Sua intenção é que todas as suas caixas sejam feitas com papelão reciclado e materiais não tóxicos, e que os plásticos e caixas plastificados sejam eliminados.
Uma folha em forma de coração com o slogan Play for Future é o emblema que o ajudará a reconhecer os jogos Clementoni que são feitos com material 100% reciclado. Aqui estão alguns exemplos, dos muitos que você já pode encontrar: ZOOM, Tic Tac, Meu primeiro carro ou o Kit de Jardinagem, são apenas alguns deles.
- Hape: É o mais importante fabricante de brinquedos de madeira do mundo e, claro, também está ciente da sustentabilidade ambiental de sua atividade. Tem uma gama de brinquedos feitos com bambu sustentável, é a gama Flusterix, que são um sistema de hastes para as crianças fazerem as suas criações (por exemplo, as icónicas Torres). Além disso, o bambu ecológico é usado em outros de seus produtos, como no Periscope E5569. E por que eles optaram pelo bambu? Bem, porque é a planta que mais cresce no planeta. A Hape começou sua jornada com uma plantação de bambu de 2 hectares e já está indo para 20 hectares para apoiar a produção desta planta.
Além disso, todos os seus brinquedos têm a marca PRINTE WITH SOY INK, o que significa que a tinta que ela usa para seus brinquedos é à base de soja, muito mais respeitosa do que a tinta convencional à base de petróleo.
Convido-o, a partir de agora, ao comprar um brinquedo a ter em conta quais os fabricantes e marcas que respeitam o ambiente e, portanto, o futuro das nossas crianças, e aposte neles. Nós já fazemos isso!
Para que possamos continuar desfrutando das florestas em família…