Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rank-math domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/vhosts/blog.quedejuguetes.com/httpdocs/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the all-in-one-wp-security-and-firewall domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/vhosts/blog.quedejuguetes.com/httpdocs/wp-includes/functions.php on line 6114
Tradições do nosso Natal.
Search

Tradições do nosso Natal.

Os dias mais esperados do ano estão se aproximando para todas as crianças e para muitos adultos, inclusive para mim: o Natal. É uma época cheia de tradições e neste artigo vamos fazer uma pequena revisão das tradições natalícias mais marcantes do nosso país.

Qual é a sua tradição favorita?, o roscón, a loteria, a árvore de Natal …? A verdade é que eu gosto de todos eles como um todo, e no final é porque eles me fazem voltar à infância. Lembro-me de me levantar ou passar a manhã em casa com a “musiquita” da loteria ao fundo, ou ir comprar o roscón com meus pais.

Mas de onde vêm essas tradições, desde quando elas são estabelecidas em nossa sociedade? Vejamos…

Marzipan e polvorones

O maçapão é um dos produtos que não pode faltar em nenhuma mesa de Natal, seus ingredientes são bem básicos, amêndoas, açúcar e ovo, mas… de onde vem? Existem vários países que reivindicam sua origem entre eles, a Espanha. Aqueles que defendem sua origem espanhola indicam que eles começaram a ser feitos em Toledo no século XI, diz-se que eles eram as freiras do convento de Toledo, que para aliviar a fome da época conceberam esta receita requintada.

Agora é um doce típico de Natal, mas na província de Toledo, que é onde mais maçapão é feito, é costume comê-lo durante todo o ano.

O polvorón tem sua origem em Estepa, uma cidade sevilhana. No século XVI, no convento de Santa Clara de Estepa, começaram a fazer mantecados pela grande quantidade de banha que tinham em consequência dos abates. Você sabe por que eles são chamados de polvorón?, porque seus ingredientes são muito moídos praticamente em pó, e daí o seu nome.

A árvore de Natal

É difícil identificar a origem da árvore de Natal, mas o que podemos dizer é que ela tem origem pagã. Já no século VII a.C., o profeta Jeremias criticou os costumes pagãos de cortar um tronco, adorná-lo e venerá-lo, em vez de Deus. Embora seja verdade, não menciona o Natal.

Diz a lenda que no século VIII havia um carvalho consagrado a Thor, na região de Hesse, no centro da Alemanha. Todos os anos, durante o solstício de inverno, um sacrifício era oferecido a ele. O missionário Bonifácio cortou a árvore diante dos olhos atônitos dos habitantes locais e, depois de ler o Evangelho, ofereceu-lhes um abeto, uma árvore de paz que “representa a vida eterna porque suas folhas são sempre verdes” e porque sua coroa “aponta para o céu”. A partir desse momento, eles começaram a cortar abetos durante o Natal, embora originalmente estivessem pendurados nos tetos.

Em qualquer caso, na Espanha, essa tradição não chegou até o século XIX, embora ao longo dos anos tenha se tornado extremamente popular e em quase todas as casas haja uma árvore de Natal.

Atualmente, em muitas casas, inclusive a minha, é o início do Natal.

Árbol de Navidad

A Loteria de Natal

É uma das tradições mais populares em nosso país, certamente não há ninguém que não tenha sonhado com o Gordo da loteria de Natal. Esta tradição remonta a 1812 e a razão não era outra senão económica. Naquela época, na Espanha, a Guerra da Independência estava sendo travada e o dinheiro era necessário, daí sua origem. Inicialmente, só era celebrado em Cádis e San Fernando e, como o exército de Napoleão foi retirado, espalhou-se por toda a Espanha.

As crianças da escola de San Ildefonso são outra grande tradição ligada à loteria de Natal. Como curiosidade, conto que essas crianças cantam a loteria nacional muito antes de o Gordo existir, já que provam a Loteria Nacional desde 1771.

Estou muito animado para ver esse dia na televisão as pessoas comemorando o prêmio que as tocou, confesso que sempre caio uma lágrima… isso acontece com você também?

Réveillon e uvas

No nosso país comemos 12 uvas para nos despedirmos do ano, mas sabe de onde vem esta tradição?

É muito curioso… estamos localizados em Madrid em 1880, acontece que é um ato satírico e em protesto. A burguesia tomou como hábito realizar festas privadas no Natal, nas quais champanhe era bebido e uvas eram comidas, ao mesmo tempo em que a prefeitura de Madri proibia as festas de rua.

O povo de Madri decidiu se reunir na Puerta del Sol para ouvir os sinos do relógio na véspera de Ano Novo (o que ainda era permitido), e lá eles começaram a comer uvas imitando zombeteiramente a burguesia e como uma maneira vingativa contra as proibições do conselho da cidade.

Claro, temos que ir para 1909 como o ano em que as uvas começaram a ser comidas maciçamente. O motivo era um excedente de produção e os produtores decidiram vender o produto vendendo-os como “uvas da sorte” e fixando seu número em 12, representando os 12 meses do ano.

Roscón de Reyes

O roscón de reyes, outra grande tradição que partilhamos com a França, Portugal e alguns países da América Latina, como o México. Acredite ou não , a tradição não tem nada a ver com os Magos.

Sua história remonta à época romana, ao século II aC, e está associada a “Las Saturnales”, um festival pagão em homenagem a Saturno. Sua celebração foi em dezembro para celebrar o nascimento de um novo período de luz e o fim da época mais escura do ano.

Um século depois, o costume de introduzir o feijão foi introduzido, como um símbolo de prosperidade, para que quem o encontrasse tivesse boa sorte no resto do ano.

Com o cristianismo deixaram de ser celebradas as festas pagãs, entre elas também a Saturnália, exceto na França, onde as crianças se tornaram as protagonistas deste dia e quem encontrasse o feijão era entretido com presentes. Com Luís XV, um impulso foi dado à tradição do roscón e uma moeda foi escondida dentro. Na Espanha, a tradição foi introduzida por Filipe V (tio de Luís XV) tornando-se uma festa popular que significava o fim do Natal.

A partir do século XIX, a moeda é trocada pela estatueta e o feijão passa a ter o efeito negativo, porque, como você sabe, quem a encontrar deve pagar o roscón.

Para mim é o meu doce favorito, e tenho que admitir que sou um daqueles que o compro assim que os vejo à venda, em dezembro já estou a comê-lo…

Roscón de Reyes Magos

Os Três Reis Magos

E finalmente vem a nossa tradição mais emblemática: a celebração dos Reis e é que, embora sejamos claros que é a que as crianças mais gostam, não podemos ignorar que é também uma das mais apreciadas pelos adultos. Para mim, é muito emocionante pensar que há algo que nos une a todos e que se deve a… a magia dos Três Reis.

A primeira alusão aos Magos encontra-se no Evangelho de São Mateus e menciona alguns sábios do Oriente que, guiados por uma estrela, adorarão o rei dos judeus que acaba de nascer.

Para chegar a Melchior, Caspar e Balthasar temos que avançar para a Idade Média.

Por volta da Décima Segunda Noite encontramos muitas tradições: carvão para crianças que se comportam mal, deixar o sapato na árvore, ir à Cavalgada…

Diz a lenda que algumas crianças de Nazaré viram o Menino Jesus pobre e descalço, por isso deram-lhe sapatos que já não usavam. À noite, os meninos limpavam os deles e, antes de dormir, deixavam-nos junto à janela, onde os encontravam no dia seguinte cheios de presentes.

A primeira Cavalgada do mundo foi feita em Alcoy, em 1866, a menos que haja documentação. É realizada como uma performance teatral e com um propósito de caridade, porque os presentes foram distribuídos às crianças mais necessitadas. Pouco a pouco, eles se espalharam para diferentes partes da Espanha e hoje os reis visitam qualquer cidade ou cidade em sua tradicional Cavalgada. Na Cantábria, o mais bonito é o auto sacramental que é celebrado em Santillana del Mar, se você tiver a oportunidade não perca.

E, finalmente, você sabe de onde vem a tradição de deixar carvão para crianças más? Inicialmente, o carvão era um verdadeiro presente porque servia para dar calor. Pouco a pouco, as famílias com mais possibilidades não estavam mais usando o carvão como presente e famílias com poucos recursos foram se associando. A partir daí surgiu o hábito de deixar carvão para quem teria sido mau…

 

Bem, até agora a nossa revisão de algumas das nossas tradições de Natal. Em alguns casos, é bastante difícil determinar a origem deles, porque existem diferentes versões e fizemos uma compilação daquelas que têm raízes maiores.