Apesar de ser atualmente o modelo básico da sua gama (apenas à frente do “Ultra”), a verdade é que se trata de um aerógrafo muito versátil, de gama média e com uma excelente relação qualidade/preço.
Embora a variedade de versões oferecidas na linha “Evolution” tenha crescido significativamente (boa prueba de seu sucesso), vamos nos concentrar aqui no clássico Evolution. Um aerógrafo de dupla ação, alimentação por gravidade e feito de aço niquelado. Seu peso de 80 gramas e um sistema de gatilho suave sem congestionamentos torna o manuseio realmente simples. Um design cuidadoso e bons acabamentos fazem dele uma boa ferramenta.
O Evolution é apresentado em um hard case de uma cor amarela característica e é comercializado em dois formatos, o chamado Evolution Solo e o Evolution Two in One. A única diferença entre os dois é que o Solo está equipado com um bocal de 0,2 mm e um tanque de 2 ml, enquanto o Two in One também inclui um conjunto extra de obturador e agulha de 0,4 mm, bem como tanques de 2 e 5 ml. O Evolution X, também oferecido nas versões Solo e Two in One, é o mesmo modelo de aerógrafo, mas com sistema de alimentação de tinta de sucção. O estojo também inclui um conector rápido macho e um pequeno livreto com recomendações de usos e cortes.
Como outros HARDER & STEENBECK aerógrafos, as juntas do Evolution são feitas de Teflon (PTFE), sendo especialmente resistentes aos solventes químicos presentes em alguns tipos de tinta. Todas as juntas são acessíveis para permitir a limpeza e substituição.
{produto-4325}
Outro dos pontos fortes desse modelo é a facilidade de sua desmontagem, o que favorece o trabalho de limpeza. Para isso, o obturador flutuante e a possibilidade de desmontar o tanque de pintura são uma grande vantagem. Desmontar e remontar completamente leva apenas alguns minutos.
Como não pode ser de outra forma em marcas de primeiro nível, a possibilidade de obter todos os tipos de peças de reposição e acessórios é simples, embora seu preço seja geralmente alto. A agulha e o obturador são as partes mais delicadas, especialmente a última, que tem uma certa tendência a sofrer rachaduras em sua extremidade (cuidado para não pressionar excessivamente a agulha contra ela). Como acessórios extras você pode comprar conjuntos de bicos com quatro etapas diferentes: 0,15; 0,4 e 0,6 mm, além dos 0,2 mm considerados “padrão” nesta faixa.
No lado negativo, falta um regulador para travamento de agulhas, muito útil quando se trata de alcançar uma aplicação de pintura uniforme e constante (está disponível na linha Evolution Silverline). Em certas ocasiões, você também pode perder uma tampa para o tanque (oferecido como acessório separadamente) e um tanque de maior capacidade.
A entrada de ar é feita a partir da parte inferior por fio de 1/8 de polegada, como na maioria dos aerógrafos. A pressão de trabalho recomendada pelo fabricante é de 1,5 a 3,0 bar. Pressões acima de 4 bar não são recomendadas neste modelo.
Em geral, um excelente aerógrafo para amadores que querem iniciar ou melhorar o desempenho de um aerógrafo básico e também indicado para amadores mais experientes que não querem fazer um grande desgaste, mas estão procurando uma ferramenta solvente.